O que é esta formação?
- É um curso de 3 dias, destinado a Fisioterapeutas e Osteopatas
- Formação desenvolvida pelo Fisioterapeuta Paulo Maccari e reconhecida pela Formation Busquet SARL.
- Baseado em exercícios terapêuticos adaptados às diferentes disfunções, atividades e fases da vida.
- Esta formação integra o papel das Cadeias Fisiológicas para o movimento, equilíbrio, estabilidade e controlo neuromuscular.
Metodologia de ensino
O curso tem características teórico-práticas, com 80% de atividade prática e 20% teórica para compreender o funcionamento e a coerência anatómica das cadeias fisiológicas de Lèopold Busquet.
Objetivos gerais
- Que o profissional fisioterapeuta e osteopata, possa realizar um tratamento global e dinâmico para restaurar as habilidades neuromotoras do paciente e a consciência do próprio corpo.
- Que consiga desenvolver uma aula de grupo com exercícios terapêuticos voltados para cada paciente e patologia.
- Que compreendam as estratégias da via consciente da cadeia neurovascular para que o paciente consiga se conectar com seu corpo, sentir os diferentes tipos de contração e devolver a consciência corporal e a cinestesia.
- Criar planos de trabalho na reabilitação físico-desportiva, para acompanhar o atleta até ao final do processo de recuperação da sua patologia, com exercícios coerentes e adaptados a cada disfunção, seja no ginásio ou no campo de jogo.
- Formar o fisioterapeuta e osteopata para ser responsável pela reabilitação física quando o atleta (paciente) estiver em processo de recuperação de alguma patologia.
Como é a formação
Para melhor entendimento da formação, dividimos a formação em 3 partes:
Numa primeira parte, o nosso objetivo será compreender o papel que as Cadeias Fisiológicas desempenham na organização do corpo humano, a sua perfeita continuidade do ponto de vista anatómico e fisiológico, a sua origem embriológica e a sua composição histológica.
Analisaremos detalhadamente o que é Controlo Neuromuscular e, por isso, o estudo da cadeia neurovascular (CNV) torna-se imprescindível. As vias conscientes e inconscientes desta cadeia serão um ponto chave para o desenvolvimento da nossa atividade.
O estudo das modalidades de trabalho neuromuscular (Concêntrico, Excêntrico, Isometria, Pliometria, Feedback) torna-se necessário para saber a dosagem do exercício. O estudo e compreensão dentro de uma cadeia mioconjuntiva é decisivo para deixar para trás o obsoleto trabalho analítico muscular.
Para a avaliação do Controlo Neuromuscular, criamos uma secção específica que enriquece nossa história clínica através de diversos trabalhos que utilizam a via consciente e inconsciente da CNV.
Toda avaliação, quando feita com rigor, respeitando os gestos e atividades do próprio paciente, direciona-nos para o planeamento de um programa de exercícios, que será individualizado, respeitando o motivo da consulta e os processos fisiopatológicos do indivíduo.